O QUE É ENDOMETRIOSE?

 

Endometriose é a presença de células endometriais (que deveriam estar dentro do útero) em outras regiões do corpo. Geralmente essas células estão ao redor do útero, dentro da pelve, nos ovários ou nas tubas uterinas.
É uma condição razoavelmente comum, afetando cerca de 1 em cada 10 mulheres. Uma mulher tem mais chance de ter endometriose se sua mãe ou irmã também tiverem o diagnóstico.
A endometriose geralmente afeta mulheres na idade reprodutiva (fase da vida em que menstruam e podem engravidar). É uma doença crônica que pode ter um impacto na sua saúde física em geral, emocional e na sua rotina diária.

 

QUAL A CAUSA DA ENDOMETRIOSE?

A causa exata ainda não é conhecida mas sabemos que é uma doença que sofre influência de hormônios. Isso quer dizer que, como o endométrio, camada de dentro do útero que sangra todo mês respondendo às alterações hormonais do ciclo menstrual, as células que estão fora do útero também sangram. Assim, se em uma mulher essas células estiverem dentro da pelve, haverá sangramento dentro da pelve, o que pode causar dor, inflamação e pode “danificar” os órgãos ao redor.

A endometriose pode ser encontrada em diversos locais, como:

  • Ovários (onde pode formar cistos, que chamamos de endometriomas ou “cistos de chocolate”, pelo aspecto visual)
  • Peritônio (“capinha” que envolve todos os órgãos pélvicos e abdominais)
  • Tubas uterinas
  • Útero (em qualquer parte da sua superfície)
  • Na região entre a vagina e o reto
  • A endometriose também pode acontecer na parede do músculo uterino e, neste caso, chamamos de Adenomiose e, ocasionalmente, pode acometer o intestino e a bexiga. Também pode ser encontrada em outras partes do corpo mas isso é raro.

 

QUAIS SÃO OS SINTOMAS MAIS COMUNS?

  • Dor pélvica (baixo ventre), muitas vezes associad a ao ciclo menstrual (cólica menstrual de forte intensidade).
  • Às vezes sangramento irregular ou com fluxo aumentado.
  • Pode causar dor durante ou após a relação sexual.
  • Pode levar a dificuldade para engravidar.
  • Também pode haver dor para evacuar, para urinar, dores lombares ou nas pernas e sensação de fadiga.

 

EXISTE UM TESTE PARA ENDOMETRIOSE?

Não, mas o seu médico pode suspeitar da doença através dos seus sintomas e do exame físico; a partir daí ele pode solicitar alguns exames complementares, como ultrassom e/ou ressonância magnética, para confirmar a hipótese
O diagnóstico de certeza é feito através do exame anatomopatológico, em que se faz a análise do tecido endometrial encontrado fora do útero, em procedimento cirúrgico
OBS: nem sempre a cirurgia se faz necessária.

 

QUAL O TRATAMENTO PARA ENDOMETRIOSE?

A endometriose pode ser tratada de forma diferentes, o tratamento certo para você vai depender dos seus sintomas e se você deseja engravidar no futuro
O tratamento pode incluir:
Remédios para dor (que não fazem as lesões da endometriose desapareçam)
Pílulas anticoncepcionais (algumas pílulas anticoncepcionais podem ajudar a diminuir os sintomas, esse tratamento pode não ser ideal para quem quer engravidar)
Medicamentos que cessam o sangramento menstrual (esses medicamentos param a produção de alguns hormônios e pode ser eficiente para as mulheres que não tiveram melhora com as pílulas anticoncepcionais)
Fisioterapia pélvica (que pode ser associada ao tratamento com o intuito de diminuir a dor)
Cirurgia: sempre tentamos a cirurgia minimamente invasiva (laparoscopia), que tem como objetivo diagnóstico e tratamento, removendo o tecido endometrial visível fora do útero.

 

E SE EU TIVER DIFICULDADE PARA ENGRAVIDAR?

Diferentes tratamentos podem melhorar a chance de a mulher engravidar, isso deve ser discutido em detalhes com o seu médico.