Introdução:

O câncer de mama, a neoplasia mais comum entre as mulheres no mundo todo, não só causa um grande impacto na saúde física, emocional e mental das mulheres que recebem esse diagnóstico, mas também afeta de forma significativa a qualidade de vida delas a longo prazo. Pesquisas recentes revelam que adotar um estilo de vida saudável, especialmente integrando uma dieta em que as plantas são as estrelas dos pratos, como a dieta mediterrânea, e aumentando a atividade física, pode ser uma chave crucial para melhorar o bem-estar geral. Este artigo explora como essas mudanças podem ajudar e oferece dicas práticas para integrá-las à sua rotina.

Dieta Mediterrânea e Qualidade de Vida:

A dieta mediterrânea, rica em frutas, verduras, legumes, grãos integrais, e gorduras saudáveis como o azeite de oliva, mostrou ter um impacto positivo em mulheres após o tratamento de câncer de mama. Além de contribuir para a redução de peso e melhoria dos níveis de energia, essa dieta está associada a uma melhor imagem corporal e melhora da perspectiva de futuro.

Dicas práticas:

  1. Incorpore mais peixes e legumes em suas refeições – Tente incluir peixe em sua dieta pelo menos duas vezes por semana e aumente a quantidade e a variedade de legumes em cada refeição.
  2. Use azeite de oliva como sua principal gordura para cozinhar – Substitua manteigas e margarinas por azeite, que é mais saudável.

Aumento da Atividade Física:

A atividade física regular, como caminhadas diárias, mostrou melhorias significativas na qualidade de vida das sobreviventes de câncer de mama. Passar de um estilo de vida sedentário para um que inclua atividade física diária pode reduzir a fadiga, melhorar a função física e diminuir sintomas como dor e desconforto gastrointestinal.

Dicas práticas:

  1. Defina uma meta diária de passos – Comece com uma meta modesta de 5.000 passos por dia (ou menos, se isso ainda parecer muito para você nesse momento) e aumente gradualmente até um objetivo mais desafiador de 10.000 passos. Cada passo importa, por isso, levante-se mais vezes ao longo do dia. Alguns relógios e celulares te ajudam a contar seus passos, mesmo quando estiver dentro de casa andando entre um cômodo e outro. E sim, esses passos também contam!
  2. Incorpore pequenas sessões de exercícios ao longo do dia – Por exemplo, faça uma curta caminhada após cada refeição.
  3. Não importa o que acontecer, só volte! – Caso, por qualquer motivo, você fique vários dias sem fazer qualquer atividade de movimento para o seu corpo, ou não consiga atingir a meta que se planejou, reveja se não é valido mudar seu objetivo para se adequar melhor ao seu momento, mas volte a fazer exercício mesmo assim! Lembre-se sempre disso: independente de qualquer coisa, só volte a fazer!

Conclusão:

Adotar uma dieta que tenha a comida de verdade, especialmente as plantas, como as estrelas do seu prato, com bastante variedade de verduras e legumes (quanto mais colorido seu prato, melhor!) e aumentar a atividade física são passos poderosos que as sobreviventes de câncer de mama podem tomar para melhorar significativamente sua qualidade de vida. Estas mudanças não apenas proporcionam benefícios físicos, mas também reforçam o bem-estar mental e emocional, essenciais para a recuperação e promoção da sua saúde.

Referência bibliografica:

Montagnese C, Porciello G, Vitale S, et al. Quality of Life in Women Diagnosed with Breast Cancer after a 12-Month Treatment of Lifestyle Modifications. Nutrients. 2020;13(1):136. Published 2020 Dec 31. doi:10.3390/nu13010136

 

Palavras-chave: qualidade de vida, câncer de mama, dieta mediterrânea, atividade física, sobreviventes de câncer, bem-estar pós-câncer, survivoship.

Para informações sobre consultas entre no site www.draanakemp.com.br