Conheça os principais métodos contraceptivos cuja falha não dependem do usuário, sua eficácia, como funcionam, assim como suas principais vantagens e desvantagens.
INJETÁVEIS
Eficácia
94%
Como funciona
Libera o hormônio progesterona, que impede a ovulação e torna o ambiento uterino inadequado para que o espermatozoide encontre o óvulo.
Vantagens
Dura 3 meses; não precisa lembrar de tomar todos os dias; pode reduzir o fluxo menstrual e as cólicas.
Desvantagens
O sangramento pode cessar, ser irregular ou mesmo tornar-se mais longo; a fertilidade pode demorar a voltar após interrupção do método; algumas pessoas ganham peso.
IMPLANTE
Eficácia
> 99%
Como funciona
Pequeno dispositivo de plástico em forma de T, que libera progesterona, hormônio que torna o ambiente uterino inadequado para que o espermatozoide encontre o óvulo (não inibe a ovulação).
Vantagens
Funciona por 3 anos, mas pode ser retirado antes; não precisa lembrar de tomar todos os dias; a fertilidade volta ao normal quando o implante é retirado.
Desvantagens
O sangramento pode cessar, ser irregular ou mesmo tornar-se mais longo; requer um pequeno procedimento para colocar e para retirar.
DIU MEDICADO
Eficácia
> 99% se bem colocado
Como funciona
Haste pequena e flexível colocada sob a pele e que libera progesterona, hormônio que impedirá a ovulação e torna o ambiente uterino inadequado para que o espermatozoide encontre o óvulo.
Vantagens
Funciona por 3-5 anos, conforme o tipo, e pode ser retirado antes; não precisa lembrar de tomar; geralmente o sangramento diminui e até some, assim como as cólicas; a fertilidade volta ao normal quando retirado.
Desvantagens
Sangramento irregular ou spotting são comuns nos primeiros 6 meses; há pequena chance de ter uma infecção nos primeiros 20 dias após inserção; algumas pessoas desenvolvem cistos ovarianos; a inserção pode ser desconfortável.
ESTERILIZAÇÃO FEMININA
Eficácia
Praticamente 100%.
Como funciona
As tubas uterinas, que transportam os óvulos do ovário para o útero, são cortadas.
Vantagens
Algumas das técnicas cirúrgicas permitem reversão; não precisa de outros métodos contraceptivos e nem lembrar de tomar/usar; não altera ciclo menstrual.
Desvantagens
Envolve um procedimento cirúrgico, o que vem acompanhado de algum tipo de risco; há pequeno aumento de chance de gravidez ectópica caso a cirurgia seja falha; você precisará de anestesia geral.
ESTERILIZAÇÃO MASCULINA
Eficácia
Praticamente 100%.
Como funciona
Os vasos que transportam os espermatozoides, dos testículos para o pênis, são cortados.
Vantagens
Pode ser reversível; não precisa de outro método contraceptivo; geralmente pode ser feito com anestesia local.
Desvantagens
Outro método contraceptivo será necessário até o espermograma ser satisfatório (pode levar até 8 semanas); algumas pessoas podem sentir dores nos testículos mas isso não é comum.
Siga nossas
redes sociais